Jogos de vídeo-game

20:12

É, um dia já foi assim.
Acredito que qualquer pessoa que tenha a minha idade, ou seja dos anos noventa, já tenha jogado pelo menos uma vez, ou igual ao meu caso, já tenha perdido as contas de quantas vezes jogou. Um amigo me sugeriu que falasse sobre jogos, é uma grande ideia, já que conheço bastante deles, só tenho um certo receio de falar algo, errar um simples detalhe e aparecer um viciado (mais do que eu) e reclamar que eu deixei de citar um personagem um npc do jogo. Mas mesmo correndo esse risco vou falar, primeiramente irei explicar os estilos de jogos que existem e que conheço, para quem não conhece nenhum deles e para aqueles que não sabem muito sobre.
A mudança do Kirby é surpreendente.
Ao lado uma imagem para se ter uma noção de como a coisa mudou e sabe Deus onde vai parar, daqui a pouco são praticamente pessoas dentro dos jogos (isso me lembra um episódio das Três Espiãs Demais). Uma breve passada pelos consoles, quando já existia o Super Nintendo, eu ganhei um Dynavision, consegui um PlayStationOne quando já tinha o 2, e o dois quando lançaram o 3, agora esperando lançarem o 4 pra eu ter o 3, fora é claro o Wii, Xbox e por ai vai.

Vamos dividir e nomear os estilos de jogos, diferente dos filmes que são divididos basicamente em ação, terror, romance e comédia, nos jogos são: jogos de plataforma, rpg, luta e corrida. Claro que existem outros estilos, mas para mim esses são os principais. Os jogos de plataforma são aqueles típicos de fases, com chefes, esses jogos podem ser clássicos como Super Mario, meio infantis (mas  tão difícil quanto os outro) como alguns Kirby, e outros exemplos são: Donkey Kong, God of War, Prince of Persia, Metriod, entre outros. Normalmente tem que ser ágil nos movimentos, conseguir pular de lugares difíceis, resumindo é ação. Existe aqueles jogos de plataforma que você tem que fazer certas escolhas, equipar e tudo mais que se parece com os rpgs, mas não se enquadram, nos jogos de plataforma também incluo os jogos de guerra, estilo Medal of Honor.
Lord of the King: Battle for Middle-Earth II
Não coloquei como um estilo principal porque não é todos que gostam, mas os jogos de estratégia tem uma das fotografias mais incríveis do mundo dos jogos. Normalmente são épicos (coisa que eu gosto muito) e precisam de um raciocínio lascado, também tem os jogos que contam com monstros e suas histórias são sempre bem boladas. 

Os jogos de luta o que realmente me importa é a jogabilidade, que se for ruim, impossibilita o jogo de ser um sucesso, mesmo tendo o gráfico, trilha sonora bons, e mesmo que história for ruim, sem nexo, se for fácil fazer os combos, sequencias clássicas de ataques e magias dos jogos de luta. Os  famosos jogos de lutas são: Mortal Kombat, Street Fight e para mim o melhor The King of Fighter, que conta com uma jogabilidade boa, gráficos e histórias excelentes. 

Ah! Os meus queridos rpgs, uma vez li que jogadores hardcore são os que jogam rpgs (principalmente os mais recentes, que passam de cinquenta horas fácil). RPG significa em inglês mais ou menos, interações entre personagens, coisa que tem o jogo inteiro, tem que ter paciência, ler, ver reações, ao vezes escolher a próxima ação do personagem e para quem não sabe, npc são todos os personagem que você não controla num jogo de rpg. Quase sempre se tem o guerreiro, o mago, arqueiro e um outro estilo de lutador, as histórias são as melhores, praticamente uma novela, só que com bônus, os personagens podem soltar raios pelos olhos e o mocinho/mocinha sempre mata o vilão. Os rpgs mais conhecidos são os da saga Final Fantasy, que tem seu próprio estilo de batalha e classes de personagens, só acho meio estranho todos os personagens principais serem loiros e os vilões homens de cabelos compridos.

É, rapadura é doce mas não é mole não.
Os jogos de corrida não tenho muito o que falar, sou uma negação, quer ouvir alguém xingar muito no twitter, é me colocar pra jogar uma coisa dessas, só sou bom nos jogos em que os carrinhos tem poderes, tipo Crash Team Race (CTR). Existe um estilo que desde 2000 vem ganhando vários títulos, são os jogos conhecidos como Survival Horror, onde os inimigos não são nenhum pouco amigáveis. Jogos desse estilos mais conhecidos: Resident Evil (foto ao lado), Silent Hill (o jogo do capeta), Alone in the Dark, Fatal Frame (imagine-se em uma mansão cheia de espíritos malignos, onde sua unica arma é uma maquina fotográfica que exorciza esses seres), eu gosto muito desses jogos, consigo terminar eles, mas levo cada susto.  

Claro que existe a fusão de estilos, mas sempre se sobressai um deles, vídeo-game é muito bom, mas depende do jogo que você vai jogar e do que quer fazer, muitos jogos tem se terminar sem fazer-lo cem por cento, mas para aqueles jogadores viciados, ou é sem por cento, ou nada. Por isso que perdemos horas de vida jogando, mas terminar o jogo recompensa tudo, e depois é fazer tudo novamente. 






You Might Also Like

4 Damas

  1. Jeová, olha se juntar vc o meu irmão não presta, iriam jogar 24 horas por dia, gostei muito do post, pq eu jogo video game por jogar sabe, tipo não tenho essas piras assim, mas admiro quem tem, pois tem que ter muita cabeça pra essas coisas, sou mais o wii e sua interatividade, saudades do meu, nem sei onde ele está, mas o mundo dos jogos é realmente fascinante, o que eu mais gosto são os gráficos, são perfeitos, há horas que até arrepia agente...
    Assim q tudo passar quero jogar mais, os únicos RPGs que já zerei foram os do Harry Potter e da Carmem Sandiego (aquele desenho)...
    Gosto de jogar guitarhero, mas sou uma negação do cão...

    ResponderExcluir
  2. Carmem Sandiego eu só vi o desenho.
    Rpg já foram muitos, nunca joguei wii, sem jogar não vejo muita coisa nessa interatividade, vamos ver

    ResponderExcluir
  3. Nuessa de corrida eu so gosto de crash mesmo aii adoro crash, guitar hero entraria em qual? e o cleyton(god of war) é muii massa.^^

    Agora RPG eu já não gosto tanto.

    ResponderExcluir
  4. GH eu classificaria como os jogos de raciocínio, tipo tetris,

    RPG é tudo!
    alguns é claro.

    ResponderExcluir